Nasce em Corumbá, em 24 de novembro de 1937, José Ramos Pinto Moreira, que se tornaria conhecido como Jorapimo. Uma das maiores expressões das artes plásticas em Mato Grosso do Sul, Jorapimo tem como temática preferida o Pantanal:
A obra de Jorapimo confunde-se com a história da arte de Mato Grosso do Sul nas suas origens e desenvolvimento.
Dominando uma linguagem voltada para o modelo natural, de composição imaginária, ainda que assentada em rigorosa base geométrica, Jorapimo constrói uma obra simples, que atinge diretamente o espectador, na sua capacidade de transformar os signos comuns do entendimento em imagens inesperadas, singularizadas.
Desse modo, o artista dos seres do Pantanal reformula sua visão do universo limitado, revestindo-o de novas tonalidades.
O Casario do Porto de Corumbá pode ser visto em imagens contrapostas pela luminosidade intensa do sol ou pela ausência dessa mesma luz, a partir de diversos ângulos, renovando-as a cada representação.
Os pescadores, as lavadeiras e os vendedores de peixes confundem-se com a paisagem corumbaense, mas são isolados e redimensionados tecnicamente pela moldura que lhes é dada por Jorapimo.
O artista revela por esses meios o resultado de um olhar sobre a natureza, baseado no saber, na relação do artista com o entorno natural, na liberdade, indispensáveis ao seu processo de criação. O aprimoramento técnico de seus trabalhos resultou em uma linguagem madura, fortemente individualizada e reconhecível.
A apreensão da realidade centrada nos casarios, na flora e fauna pantaneiras, no homem da região e seu dia-a-dia, alteram-se pela sensibilidade do artista, rompendo limites geográficos, projetando-se em espaços abertos, como fragmentos de um universo em construção.
Dominando uma linguagem voltada para o modelo natural, de composição imaginária, ainda que assentada em rigorosa base geométrica, Jorapimo constrói uma obra simples, que atinge diretamente o espectador, na sua capacidade de transformar os signos comuns do entendimento em imagens inesperadas, singularizadas.
Desse modo, o artista dos seres do Pantanal reformula sua visão do universo limitado, revestindo-o de novas tonalidades.
O Casario do Porto de Corumbá pode ser visto em imagens contrapostas pela luminosidade intensa do sol ou pela ausência dessa mesma luz, a partir de diversos ângulos, renovando-as a cada representação.
Os pescadores, as lavadeiras e os vendedores de peixes confundem-se com a paisagem corumbaense, mas são isolados e redimensionados tecnicamente pela moldura que lhes é dada por Jorapimo.
O artista revela por esses meios o resultado de um olhar sobre a natureza, baseado no saber, na relação do artista com o entorno natural, na liberdade, indispensáveis ao seu processo de criação. O aprimoramento técnico de seus trabalhos resultou em uma linguagem madura, fortemente individualizada e reconhecível.
A apreensão da realidade centrada nos casarios, na flora e fauna pantaneiras, no homem da região e seu dia-a-dia, alteram-se pela sensibilidade do artista, rompendo limites geográficos, projetando-se em espaços abertos, como fragmentos de um universo em construção.
Jorapimo faleceu em Campo Grande em 22 de novembro de 2009.
FONTE: Idara Duncan Rodrigues, Maria Adélia Menegazzo e Maria da Glória Sá Rosa,
Memória da Arte em MS, UFMS/CECITEC, Campo Grande, 1992, página 266.
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